Olá amigos!
São tantos os problemas que enfrentamos em nosso dia a dia, não é mesmo? O que você acha de minimizar alguns deles?
Pois bem, hoje, como também ao longo do tempo, forneceremos algumas dicas sobre como localizar problemas antes que aconteçam e venham a se agravar cada vez mais.
Trataremos hoje sobre a quebra do fundo do tambor de nossa betoneira.
Muitas betoneiras com fundo quebrado já chegaram a nossas
mãos, várias com problemas decorrentes desta quebra. Citaremos alguns problemas
que podem acontecer decorrentes de rachaduras no fundo do tambor de nossa
máquina.
*O desgaste de rolamentos acontece quando o concreto que passa pelas rachaduras ou furos do tambor, se aloja nos rolamentos que se localizam tanto no eixo do tambor quanto no eixo do pinhão. Este desgaste acontece muito rápido, pois o concreto é absorvido pela graxa que é também, muitas vezes, expulsa do rolamento pelo concreto, fazendo com que, a pista de rolagem fique em meio ao concreto puro ou em meio a uma pasta de pó de pedras moídas e lubrificante (concreto e graxa) altamente abrasiva, resultando assim em um desgaste quase que instantâneo dos rolamentos.
*O desgaste
progressivo do pinhão, causado pelo excesso de massa na cremalheira, acontece
pelo acumulo de massa entre os dentes tanto da cremalheira quanto do pinhão,
além de uma possível quebra desta peça (cremalheira) devido ao esforço e
pressão localizados; pelo “entupimento” de seus dentes, o pinhão sofre um atrito
muito grande e, devido a isso, acontece tanto o desgaste quanto a quebra.
*A quebra de cremalheira pode ocorrer de inúmeras formas, como já falamos em post anterior, mas em especial em quedas do tambor devido a algumas razões, entre elas, a quebra do fundo.
Como saber se o fundo
está quebrando?
Existem alguns indícios e evidências de que estamos com
algum problema no fundo do tambor de nossa betoneira. A principal e visível
evidência seria sujidade na parte externa, uma quantidade de massa excessiva se
localizaria especialmente no fundo do tambor em sua parte exterior demonstrando
que o concreto está vazando.
Outra evidencia é a mudança de som de trabalho, um som mais
alto, no passar do pinhão sobre ou sob a cremalheira fazendo um barulho mais
forte em uma parte e mais fraco em outra pode ser indicio forte de uma quebra,
se isso acontecer, seria de enorme utilidade parar a maquina e solucionar o
problema antes que se torne mais grave.
Contando-se com uma limpeza de máquina tanto no meio dia como no final do expediente ou no termino de um serviço onde a maquina ficará mais de uma hora sem uso, sempre, a cada final de assepsia de sua betoneira, revisar tanto o fundo em sua parte interna como também sua parte externa. Quando identificar algum tipo de rachadura entre os parafusos, no caso de maquinas com flange aparafusado ou entre chapas, no caso de flange soldado, é de extrema importância sanar este problema antes que o mesmo agrave-se.
Como ressaltamos acima, uma rachadura no tambor vista a
tempo hábil de manutenção resultará em menos custo de serviço e peças devido ao
fato de não atingir outros componentes de nossa betoneira. É de extrema
importância dar atenção a estes pequenos detalhes para que sua máquina não
venha a lhe causar dores de cabeça quando se falar em manutenção.
Sempre lembrando...
Manutenção preventiva é sempre melhor, estar com sua
Betoneira em dia, sem medo de parar a obra por algum contratempo relacionado a
ela, não tem preço!
Esperamos que essas dicas ajudem a prevenir alguns gastos
que não seriam necessários se a quebra total do fundo do tambor fosse evitada.
Bom trabalho e ótima semana a todos os amigos da Casa Da Betoneira!
Grande abraço!
preciso da cremalheira pra betorneira 420 litrs antiga vcs tem?
ResponderExcluirBom dia Vagner, qual seria a marca e o modelo? Temos nosso WhatsApp exclusivo para clientes, quem sabe queiras me enviar alguma foto por lá? fone é 51-997745477, aguardamos contato, grande abraço!
Excluirconhece mercado livre ?
ExcluirConhecemos sim amigo.
ExcluirBoa tarde, vocês vendem o tambor da betoneira fischer mob
ResponderExcluirBoa Tarde, temos atualmente em estoque somente a parte inferior do tambor da mob 400 litros.
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