Olá amigo leitor, na matéria de hoje analisaremos
alguns aspectos do nosso ramo de trabalho não só em nosso setor como também, em
todos os setores que empregam o fornecimento de mão de obra “especializada” ou
a venda de máquinas, peças e utensílios.
Todos sabem a importância de um bom profissional,
isso é indiscutível. Porem, quando nos deparamos com determinados problemas por
vezes escolhemos o trabalho ou a peça “mais baratos” e na maioria esmagadora
das vezes o retrabalho sai muito mais caro. Não falo isso somente com relação
ao setor da construção, mas sim em todos os setores que abrangem o fornecimento
de serviço especializado, peças de reposição e/ou atendimento ao cliente.
A especialização é, sem duvida alguma, indispensável
quando se trata de atendimento ao cliente, realização de serviço, venda de
alguma peça e mesmo atendimento pós venda. O profissional especializado é
obrigado, já que a própria nomenclatura exige, a fornecer um atendimento
completo, repleto de soluções. Quando nos colocamos sob a palavra
“Especializado” ou “Especialista”, isso significa que conhecemos grande parte de
determinada área. A partir deste pressuposto, devemos fornecer ao cliente tudo
o que ele precisa, tanto na parte teórica quanto no quesito prática.
No entanto alguns podem mencionar o fato de que o
trabalho de um especialista é muito mais caro do que os outros. Tudo bem,
partimos então da ideia de que o valor a ser cobrado pelo serviço seja justo e
não exorbitante como aqueles que os profissionais supervalorizados, muitas
vezes por eles mesmos praticam. Partindo do ponto do valor justo, alguns ainda
assim podem falar que em comparação é o dobro do preço.
Seguindo nesta linha, sugiro que ao cotar qualquer
serviço, sendo retrabalho ou não, solicitando planilha orçamentária, compare
todos os serviços a serem realizados, leve em conta toda a dinâmica da
negociação, todo o suporte e toda a infraestrutura. Leve em consideração o
atendimento e a qualidade do local, pois o mesmo reflete o estado do trabalho
final. Observe o suporte técnico, a ciência (conhecimento) na venda no
estabelecimento, o atendimento pronto e a autoridade demonstrada pelo
fornecedor mediante argumentos plausíveis palpáveis com relação a tipos de
peças e aos “porquês” de fazer o trabalho de tal e tal forma. Certamente
existirá algo a diferenciar-se com relação a comparação entre dois ou três valores
orçados.

Lembre-se existe especialização e nós nos incluímos
nisso também, quando falo nós quero dizer que o “Eu” deve estar incluso neste
pensamento. Precisamos nos qualificar a cada dia pra que possamos atender
melhor nossos clientes. Levando em consideração que as coisas vão se
aprimorando dia a dia, use todos os recursos possíveis para que quando um
cliente lhe faça uma pergunta, tu saibas exatamente qual é a resposta certa.
Não invente respostas, seja sucinto, fiel e verdadeiro pois é o cliente que lhe
traz o pão. Use a internet, livros, manuais e tudo mais que eleve seu
conhecimento no ramo e tenha um cliente fiel que acredita no profissional que
você é!
Grande abraço a todos!!!
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